Brasilia – Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU, foi convidada para um processo coletivo de desenvolvimento de ações praticas e de pesquisas com e para os Povos de Terreiro em Brasília que ocorreu no dia 18 de março de 2023 no âmbito do Projeto Economia Ecológica, Saúde, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional em Territórios Religiosos de Povos de Terreiro.
O Projeto é desenvolvido através de cooperação entre a FIOCRUZ e o IFB com a parceria de três territórios tradicionais: Ilê Axé Idá Wurá, Mãe Lídia; Ilê Axé Xaxará de Prata, Mãe Sueli e o Ilê Eiyelé Ogé Agodò Asè Osagiyan, liderado pelo Babalorixá Joel.
A ACBANTU foi representada por Taata Konmannanjy que ficou muito agradecido pelo convite e do reconhecimento do governo e da universidade, comprovando a tese que sempre a ACBANTU relatou e relata nos seus debates, que os Povos de Terreiro são um território tradicional e não somente um local de práticas religiosas. Com emoção Taata Konmannanjy declarou “Essa luta temos travado há mais de quinze anos e estamos gratos por todo apoio para o etnodesenvolvimento dos Povos de Terreiro”, sentenciou a Autoridade Tradicional de matriz afro bantu.