Sambista Anderson Tobias faz show em homenagem a Pixinguinha

Compartilhe!

*por Tadeu Kaçula – fotos Joice Aguiar

Na noite do dia 03 de abril aconteceu o show Pixinguinha em Choro e Verso: Naquela Mesa está faltando ele – 50 anos no Teatro Sergio Cardoso, no bairro da Bela Vista região central de São Paulo. No ano que marca o cinquentenário da morte de Pixinguinha, um dos maiores compositores da Música Brasileira, não poderia faltar uma homenagem à altura da obra e do legado artístico e cultural do nosso genial Pixinguinha.

O Show cantado e dirigido pelo sambista e cantor Anderson Tobias deu visibilidade ao legado do mestre Pixinguinha com o propósito de aproximar as novas gerações entorno das obras do velho mestre, pois sua obra contribuiu de forma contundente para a música brasileira. Além disso, o espetáculo musical apresenta um roteiro musical visando preservar essa memória viva e ativa nos palcos de todo o país.

Para compreendermos a importância desse espetáculo, é necessário fazer uma imersão na história para conhecermos um pouco da trajetória do homenageado. Pixinguinha foi Instrumentista, compositor, orquestrador e maestro. Sua vasta obra musical abrange gêneros como valsa, polca, jazz, maxixe, samba e, sobretudo, o choro. É reconhecido no Brasil e no exterior como exímio compositor e flautista, e pela genialidade em suas composições. Sua música revolucionou e influenciou a forma de fazer e pensar a música, no seu tempo e para as gerações futuras.

A música “Carinhoso”, obrigatória no repertório do show, é uma das mais importantes da MPB. Foi composta no início do século passado, 1917, ainda na versão instrumental. A letra que conhecemos foi composta 20 anos depois, por João de Barro, e tornou-se sucesso na voz de Orlando Silva. Ao longo de mais de 100 anos, “Carinhoso” vem sendo eternizada por mais de 400 interpretações, até hoje. O “Choro”, ritmo nascido no final do século XIX, tem raízes africanas, que sob influências da música europeia, trilhou um caminho semelhante ao Jazz. O resultado de ambos os ritmos é a sofisticação de acordes e melodias de alta complexidade na execução. A música “Naquele tempo”, instrumental, é a síntese desse requinte original.

O projeto “Pixinguinha Em Choro E Verso” apresenta-se no formato de espetáculo musical, com duração de 70 minutos, músicas instrumentais e cantadas, bem como canções que receberam influência direta de sua obra. O espetáculo traz ainda narrativas de curiosidades e informações acerca da vida e da obra desse gênio. Anderson Tobias tem o acompanhamento da banda com 10 músicos ao palco. Flauta, cavaco, violão 6 cordas, baixo, teclado, sax, bateria, trombone e percussão, são exigências para honrar o repertório sofisticado.

Depois deste show no Teatro Sérgio Cardoso, o projeto deve percorrer mais três locais incluindo as periferias da capital e algumas cidades da Grande São Paulo para que diferentes públicos tenham a oportunidade de assistir ao espetáculo musical.
Fiquem ligados nas redes sociais do sambista e cantor Anderson Tobias para acompanhar as novas datas de shows, pois vale muito a pena assistir esse espetáculo que já é um dos melhores e bem produzidos shows em homenagem ao gigante mestre Pixinguinha!

1 comentário em “Sambista Anderson Tobias faz show em homenagem a Pixinguinha”

  1. É isso que eu estou falando NORTE SUL LESTE OESTE show de bola meu amigo Anderson Tobias parabéns a todos os envolvidos parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *